Para muitos cidadãos brasileiros o termo “justiça” pode ser uma palavra bastante rotineira visto que hoje em dia emprega-se principalmente em noticiários que falam em casos jurídicos, o que faz com que algumas pessoas de pouca formação confundam um pouco o seu verdadeiro significado.
Justiça social é o emprego dos direitos de cada um dos habitantes que trabalham de forma digna e cumprem com seus deveres de forma correta. Perpetuar essa justiça entre uma sociedade é obrigação das pessoas que governam um país.
Uma nação, para ser chamada justa obrigatoriamente terá que conceder condições de vida de qualidade a todos. Escolaridade completa e de bom dote; hospitais públicos em que não haja superlotação, leitos precários e falta de profissionais que atenda os pacientes; redes de água e esgoto que cheguem a toda a população, sem detritos sanitários a céu aberto e escassez de água a povoados que residem em zonas áridas deste imenso território; planejamento de forma adequada no setor de segurança pública que realmente possa surtir efeito sem que pessoas inocentes paguem com suas vidas por banalidades cometidas por criminosos, os quais muitas vezes acabam entrando na vida do crime por falta de escolaridade e como conseqüência, mínimas possibilidades de serem inseridos no mercado de trabalho; legislação publica rígida para que certos políticos não saiam impunes de crimes que cometeram contra aqueles que lhe postularam o direito de gerenciar seus direitos com seriedade e honestidade; programas contra fome e geração de empregos, entre outros.
Portanto quando houver uma conscientização mútua de todas as camadas populacionais, que todos necessitam dessas condições, a sociedade enfim conhecerá o verdadeiro significado de “Justiça Social”.
Redação sobre "Justiça Social" - Concurso Folha Dirigida
Projeto Redação 2009.